05
Dez 07

“Doce Desintoxicação” e outras estratégias para abolir o cansaço

Há tanto que fazer mas infelizmente parece que andamos sempre a lutar contra o cansaço! Mas veja como acabar com o problema eficazmente!

Melhorará esse mal substancialmente se durante 2 meses seguir estas sugestões:

Não aos alimentos refinados:
Evite ao máximo tudo o que tenha açúcar refinado - tal como os biscoitos, bolachas, bolos secos ou com creme, refrigerantes e outras bebidas doces, gelados, chocolates, cereais de pequeno almoço açucarados, sobremesas e guloseimas várias, etc. - pelo menos nesses 2 meses, para ver como se sente.

Alimente-se Melhor:
Escolha uma alimentação rica em verduras (tomate, cenouras, espinafres, bróculos), fruta (bananas, kiwis), peixe gordo (salmão, atum, carapaus), oleaginosas (nozes), cereais e derivados integrais, ou pouco refinados (aveia, cevada), leguminosas (feijões, grão, tofu), azeite, muita água e chás (chá verde, branco ou preto) e muito pouca carne e aves.
Como complementos a uma alimentação melhorada, pode tomar ginseng coreano ou siberiano (Panax ginseng ou Eleuthrococcus), pois são tonificantes que ajudam a combater o desgaste físico e mental. Pode ainda tomar um multivitamínico ou complexo de vitaminas B.

Comida Caseira: Cozinhe Mais e Melhor:
Deve optar por métodos saudáveis de cozinhar os alimentos, tal como a vapor ou salteados, usando pouco sal e o mínimo de frituras e molhos gordurosos; molhos de tomate são muito bons, com azeite e ervas aromáticas. Deve por isso, comer mais em casa.
Pode comer verduras/hortícolas cruas, que são muito energizantes.

Mexa-se Regularmente para Mais Energia:
Também deve durante este período, fazer exercício físico regular, tal como caminhadas 5 a 7 vezes por semana, de 20 a 60 minutos. A regularidade aqui é de especial importância. Isto ajuda a utilizar melhor os açucares do sangue, ajuda-a num sono repousante, ajuda na circulação, o que pode melhorar as comuns dores de cabeça, e diminui o stress aliado à vida em geral.
Quanto mais exercício dermos ao nosso corpo, mais energia temos, o que é interessante. Experimente e sinta a diferença.

Dormir, Relaxar e Respirar Melhor:
Também pode estar a precisar de mais horas de sono repousante, e conseguirá isso deitando-se mais cedo, dormindo sem interrupções e num ambiente mais escuro. Deve evitar cafeína, tabaco e grandes comezainas e muito esforço físico, sobretudo ao final do dia.
Deve aprender técnicas de relaxamento e de respiração, por exemplo faça umas aulas de ioga. Vários ciclos de respiração 4-7-8 é muito energizante: inspira em 4 tempos, mantém o ar em 7, e expira fundo em 8.

RESULTADOS: Aconselho um período mínimo de 2 meses, porque estas mudanças suaves levam o seu tempo a surtir efeitos. Mas os efeitos são duradouros, porque entretanto adquirimos melhores hábitos de vida!

In Sapo Saude

publicado por SoniaGuerreiro às 11:14

Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
21
22

23
24
25
28
29

30
31


Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Visitas
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO