25
Out 06

Na maior parte do ano, nem damos por elas. Só nos lembramos quando nos causam problemas, sobretudo, nos meses mais frios. As amígdalas são órgãos sensíveis, muito susceptíveis a infecções...

A amigdalite, ou angina, como é vulgarmente conhecida, é uma doença infecciosa das amígdalas palatinas. Estas ajudam a prevenir as infecções da garganta e das vias respiratórias, através da produção de anticorpos. No entanto, as amígdalas também são susceptíveis de adquirir infecções e é quando isto acontece que aparecem as amigdalites.

«A causa das amigdalites pode ser viral ou bacteriana»

«As bacterianas adquirem, em geral, proporções mais graves e necessitam de tratamento através de antibióticos. No caso de amigdalites provocadas por um vírus, em que a amigdalite tem um ciclo próprio, são normalmente utilizados analgésicos e antipiréticos para alívio dos sintomas.»

A amigdalite manifesta-se, sobretudo, por febre, dor de garganta, dificuldade na deglutição e mal-estar geral.

«As amígdalas adquirem um aspecto vermelho, podendo inclusive inchar. No caso de infecções bacterianas, podem apresentar placas esbranquiçadas, com uma substância purulenta», menciona o especialista.

«No Inverno, o organismo está mais exposto às agressões do meio ambiente e as condições de desenvolvimento dos vírus são mais favoráveis, logo as probabilidades de contrair este tipo de doença são também maiores».

Por isso, evitar grandes variações de temperatura e proteger a garganta do frio são truques simples, que podem evitar não só as amigdalites como outros problemas de garganta.

publicado por SoniaGuerreiro às 23:42
tags:

comentários:
eu tenho tipo uma bola por baixo do queixo e dame dores e ando com febre será anginas ??
isto apareceu-me depois de comer 500gr de gelado
luis a 11 de Junho de 2009 às 21:30

Pode ser papeira...
eu a 31 de Outubro de 2009 às 13:28

Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

19
21

22
26
27
28

30
31


Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Visitas
blogs SAPO