29
Mai 07
Muito açúcar no pequeno-almoço das crianças
Em 27.500 alunos do ensino básico, na faixa etária dos 6 aos 10 anos, interrogados no âmbito de um estudo apresentado esta terça-feira, apenas um consome alimentos sem açúcar ao pequeno-almoço.
 
De acordo com nutricionistas, o pequeno-almoço deve conter alimentos como o leite ou iogurte, pão de mistura rico em fibras barrado com margarina ou creme vegetal e uma peça de fruta.

Os resultados de um estudo realizado no âmbito do Projecto Bom Dia Planta, que vai ser apresentado esta terça-feira em Lisboa, indicam que apenas 12,4% das crianças inquiridas tomam um pequeno-almoço com algumas escolhas saudáveis, mas não na sua totalidade, dado que alguns dos alimentos referidos pelos inquiridos continham açúcar. Apenas uma criança em 27.500 não consome alimentos contendo açúcar ao seu pequeno-almoço.

Os alimentos que as crianças referiram como sendo os mais frequentes ao pequeno-almoço foram o pão com manteiga (47%), bolachas (54,1%) e fruta (37,3%). Relativamente às bebidas, 47,2% das crianças indicou ser habitual beber leite com chocolate ao pequeno-almoço, 39,5% leite simples, 13,2% leite com café, 4,5% sumos de pacote e 0,3% sumos com gás.

Outra das conclusões do estudo foi que 84,9% das crianças inquiridas passam no mínimo 11 horas em jejum por saltarem refeições, nomeadamente antes de deitar ou a meio da manhã.

Contactada pela agência Lusa, Helena Cid, a nutricionista envolvida no projecto, considerou os resultados obtidos «alarmantes», sendo «necessário actuar contra a obesidade infantil e a má alimentação das crianças». No entanto,a nutricionista assinala «melhorias em vários aspectos, nomeadamente na redução do consumo de batatas fritas, bolachas e bolos».

A nutricionista sublinha que está comprovada a baixa de rendimento escolar, e até nas brincadeiras, quando não há uma alimentação equilibrada diária, porque a escassez de determinados nutrientes prejudica o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. «O combustível do cérebro é o açúcar, pelo que é fundamental as crianças comerem diariamente pão, um alimento com açúcar de absorção lenta que permite ter sempre energia, contrariamente a um bolo que tem elevados níveis de sacarose e que facilmente se converte em gordura», exemplifica.
publicado por SoniaGuerreiro às 16:57
tags:

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
17
18
19

21
23
25
26

28
31


Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Visitas
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO