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Ago 07

Não Coma Para Acalmar a Ansiedade: porque é que é tão difícil evitar esta situação?

Aconselho a não usarem a comida para acalmar a ansiedade, ou outros estados emocionais, pois em vez de terem um problema ficam com dois (ainda mais aborrecidos): engordam e ficam cada vez mais ansiosos devido ao peso e à não resolução do problema original.

A comida deve ser utilizada principalmente para nos nutrir e nunca para nos resolver os problemas emocionais ou para nos fazer engordar inoportunamente, senão fazemos da comida uma inimiga e uma fonte de ansiedade.

Segundo o Dalai Lama existem dois tipos de problemas, aqueles que têm solução, aos quais nos devemos debruçar, e os que não têm solução, que devemos parar de tentar resolver.

É sobre os problemas que têm solução que importa analisar e investir tempo na sua resolução, planeando e agindo.

É nas coisas que estão por fazer que perdemos a sensação de estarmos em controle - e lá vem o stress e a ansiedade -, por isso para se sentir melhor tem de passar à acção.

Essa ansiedade é típica da pré-tarefa, mas uma vez envolvida na tarefa a ansiedade diminui!! “Muitas vezes o que nos é mais difícil é o de que mais precisamos. Sem caminhar não há caminho, e sem caminho não há chegada.”

Assim, quando lhe der para comer devido à ansiedade, aja, faça o que tem de fazer para resolver o seu problema e, assim sim, baixar a ansiedade:

Estude, leia, escreva, faça o telefonema, marque a consulta, marque a reunião, vá encontrar-se com a pessoa que tem evitado, envie o email que tem adiado, calce os ténis e vá fazer a caminhada que prometeu fazer todos os dias, inscreva-se no tal curso, diga à sua mãe que a adora, faça trabalho comunitário e voluntário. Por último, faça por sentir orgulho de si mesma – tal como dar o primeiro passo (e o exemplo de ser a pessoa mais capaz) e fazer as pazes!

Depois disto, aprecie a sua comidinha com gosto e com tempo, sem ser na correria dos nossos dias. Decida fazer refeições com calma, pois isso também ajuda a baixar a ansiedade e assim acaba por comer metade da quantidade com o dobro do prazer!

Texto da autoria da Nutricionista Dra. Madalena van Zeller Muñoz
www.madalenamunoz.com

In Saude Sapo

publicado por SoniaGuerreiro às 10:40
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