28
Ago 07

Ideias para ajudar os seus filhos a entrar no novo ano lectivo “com o pé direito”

Muitos anos da sua vida foram passados na escola. A estudar, a fazer exames, testes, provas de admissão para a faculdade e, sobretudo a aprender com os professores.

Mas não pense que se livra facilmente da vida escolar. Se já não os tiver, um dia que tenha filhos, vai voltar a sentir na pele (através dos seus filhos, claro) uma espécie de reinicio da vida escolar.
Afinal, não só está a criá-los como pessoas mas também como estudantes.

As aulas estão quase a começar, por isso reunimos um conjunto de ideias para ajudar os seus filhos a entrar no novo ano lectivo “com o pé direito”.

1. Acorde-o mais cedo
Se o seu filho tiver como desporto preferido dormir durante grande parte da manhã, comece a acordá-lo mais cedo uma ou duas semanas antes das aulas começarem para a criança se habituar ao ritmo que o espera.

2. Ajude-o a organizar-se
Ensine o seu filho a organizar tudo na noite anterior. Ou seja, a preparar a mala dos livros e canetas, bem como a roupa que vai vestir. Com isto evitará com que volte atrás porque se esqueceu do caderno ou que perca tempo, de manhã, à procura do livro de português. Se o seu filho for muito desorganizado, lembre-se que muitos desorganizados entendem-se muito bem na própria desorganização., pelo que não o force a ter posturas que o prejudiquem.

3. O melhor da escola
Muitas crianças ficam angustiadas com o regresso à escola. Deste modo, lembre-lhe as coisas boas. Diga-lhe que vai voltar a ver os colegas. Pode também deixar que ele escolha os cadernos e as canetas.

4. Tempo para tudo
Habitue-o a organizar o tempo, por forma a conseguir estudar, ver televisão, estar com os amigos, ler... Explique-lhe que não pode chegar a casa e enfiar-se no quarto a jogar no computador e deixar de fazer os trabalhos de casa por fazer. E, acima de tudo, defina um local específico para ele estudar.

5. Trabalhos para casa, esses famosos TPC
Para muitas crianças, os TPC são uma verdadeira “odisseia”. Por vezes, adiam ao máximo e muitos acabam por não os fazer... Não tem problema em ajudar o seu filho a fazer os trabalhos de casa, desde que não lhe faça a “papinha” toda.


 

In Sapo Mulher

publicado por SoniaGuerreiro às 18:21

comentários:
Mana, n se escreve nada por aqui...
beijinhos gmt
Isa a 4 de Setembro de 2007 às 10:19

Boa sorte para a entrada da tua filhota na escolinha. Li num post que escreveste há uns tempos que ela ia para a escola este ano.
A minha Carolina também vai este ano para o infantário e isso está a deixar-me um pouco confusa pk a partir de agora começa uma nova vida para ela e para nós Pais.
Imagino que para ti este ano também te pareça que a Gabriela vai entrar numa nova rotina e aprender coisas novas.
Vai tudo correr bem. Beijinhos
ban-tee a 5 de Setembro de 2007 às 12:32

Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
18

19
23
25

26
27
29
30
31


Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Visitas
blogs SAPO