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Out 07
Combater a necessidade da sesta depois do almoço.

As horas em que regressa ao trabalho depois do almoço passam com sacrifício? É frequente ser atacado por sintomas tão diversos como olhos pesados, visão distorcida, irritabilidade, moleza, sono, falta de foco e concentração? Descanse, não está só no sindrome da necessidade de sesta depois do do almoço! Está provado que a grande maioria das pessoas sente, no período entre as duas e as quatro horas da tarde, uma acentuada sensação de cansaço, acompanhada por uma significativa redução da sua capacidade de trabalho e concentração.
Para além de fisicamente desagradável, e com algum impacto em termos da produtividade global, a questão assume proporções mais sérias quando referente a actividades expostas a riscos laborais. Diversos estudos confirmam que este é o período em que os acidentes de trabalho acontecem com mais frequência.
Sendo já uma realidade em alguns países, onde as empresas começam a criar “salas de sono” para descanso dos seus colaboradores, a verdade é que em Portugal a “hora da sesta” ainda não é uma questão prioritária. Enquanto a moda não chega a território nacional, ajudamo-lo a descobrir algumas formas de combater a sonolência das primeiras horas da tarde...

  • Apesar dos especialistas associarem esta questão ao ciclo biológico normal do Homem, desfazendo o mito do almoço como principal responsável, a verdade é que as refeições pesadas têm tendência a aumentar os sintomas de cansaço. Coma menos do que o habitual e evite o alcool e condimentos muito fortes.

  • Guarde um lanche para quando começar a sentir sono. Fruta fresca ou umas bolachas são boas escolhas. O açucar poderá ser um bom auxiliar no combate destas “quebras” de energia, por isso experimente uns rebuçados ou um bombom de chocolate.

  • Graças a acção da cafeína, a tradicional “bica” pode ajudar a manter os níveis de concentração e o estado de alerta, prevenindo a sonolência. Assim, mais uma razão para se manter o típico hábito português do café depois de almoço.

  • Passear 10 minutos a pé pode ser o suficiente para aumentar o seu nível de energia para a tarde. Ainda melhor, se o puder fazer ao ar livre, já que a luz do Sol funciona como um “carregador de baterias” natural.

  • Os praticantes de exercício regular são unânimes quanto aos benefícios deste para a energia do dia-a-dia. Ir ao ginásio, correr ou nadar logo pela manhã são sugestões que podem ajudar a melhorar o problema. Verá ainda mais resultados se tiver oportunidade de praticar desporto durante a hora de almoço.

  • É mais provável que sinta sono se o local de trabalho estiver muito silencioso. A música pode animar instantâneamente o ambiente. Porém esta não é sempre uma opção pacífica. Primeiro porque não é fácil agradar a “gregos e troianos” no que diz respeito aos gostos musicais, por outro lado, nem toda a gente aceita facilmente a ideia de trabalhar com música de fundo, por achar que isto diminui a sua concentração.

  • Se tiver oportunidade de planear o seu trabalho, procure marcar as actividades mais enfadonhas para a parte da manhã ou final da tarde, quando os níveis de energia estão mais elevados. Dedique o período mais crítico ao contacto com os outros, pois esta interacção vai obrigá-lo a manter uma postura mais profissional.

  • Não esteja sentado mais do que 45/50 minutos de seguida. Não só é negativo para a sua postura como prejudicial à sua concentração e um potencial contributo para o cansaço.

  • Uma sesta de 20 minutos é o ideal para dar ao corpo o descanso necessário. Se tem a sorte de trabalhar perto de casa e de almoçar por lá, experimente!
  • In Sapo
    publicado por SoniaGuerreiro às 14:39
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