14
Nov 07

Rir é mesmo o melhor remédio. Saiba porquê. E não fique a olhar para o computador com essa cara. Sorria!

O riso aumenta a auto-estima, afugenta a depressão, alivia as insónias e as doenças psicossomáticas. Tome nota destas 8 estratégias para encarar a vida com humor:

Não leve tudo tão a sério.
Não se trata de se acomodar nem de ser passiva, apenas de se rir um pouco da tragicomédia que é a vida. O nervosismo e a ansiedade não a levam a lado nenhum.

Veja as coisas de outra perspectiva.
A adversidade pode ser analisada de vários pontos de vista. Tente descobrir o lado positivo dos acontecimentos, e vai ver que não tardará em esboçar um sorriso.

Fim às inibições!
Elimine as máscaras que a impedem de ser natural e de fazer o que lhe apetece. Baixe a guarda para se mostrar tal como é e, com uma gargalhada, ponha fim às barreiras sociais.

Ria-se das suas limitações.
É a atitude mais saudável para evoluir. Assim, não só será capaz de se conhecer melhor como se vai tornar uma pessoa mais tolerante e condescendente com os outros.

Provoque o riso.
Experimente o jogo do sério, mentalizando-se de que não se pode rir. Se se esforçar muito, vai acabar por ver o ridículo da situação e a gargalhada vai fluir facilmente.

Use um diário.
Tome nota dos momentos mais alegres que a fizeram rir: uma frase que ouviu, uma má piada do seu chefe, um episódio com o seu filho ou neto... Releia-os e recupere sensações prazenteiras.

Lembre-se de coisas positivas.
Quando lhe acontecer alguma coisa desagradável, para a contrariar, pense imediatamente numa situação positiva, de forma a que a última imagem seja sempre de felicidade.

Dê música à sua vida.
Um truque para aliviar a ansiedade que às vezes a invade é inventar uma canção com as suas ideias e sensações e transformá-la numa música alegre.

Onde praticar

Se quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre as terapias de riso, frequentar cursos e workshops, já existem em Portugal várias empresas e associações dedicadas à Risoterapia. Tome nota:

Clube do riso
Existem clubes do riso espalhados de norte a sul do País (Lisboa, Porto, Coimbra e Marinha Grande). Para se inscrever nos cursos de riso, vá até ao site www.clubesdoriso.com.

 

In Sapo Saúde

publicado por SoniaGuerreiro às 16:50
tags:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
16
17

18
22
24

25
26
29
30


subscrever feeds
Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO