05
Dez 07

“Doce Desintoxicação” e outras estratégias para abolir o cansaço

Há tanto que fazer mas infelizmente parece que andamos sempre a lutar contra o cansaço! Mas veja como acabar com o problema eficazmente!

Melhorará esse mal substancialmente se durante 2 meses seguir estas sugestões:

Não aos alimentos refinados:
Evite ao máximo tudo o que tenha açúcar refinado - tal como os biscoitos, bolachas, bolos secos ou com creme, refrigerantes e outras bebidas doces, gelados, chocolates, cereais de pequeno almoço açucarados, sobremesas e guloseimas várias, etc. - pelo menos nesses 2 meses, para ver como se sente.

Alimente-se Melhor:
Escolha uma alimentação rica em verduras (tomate, cenouras, espinafres, bróculos), fruta (bananas, kiwis), peixe gordo (salmão, atum, carapaus), oleaginosas (nozes), cereais e derivados integrais, ou pouco refinados (aveia, cevada), leguminosas (feijões, grão, tofu), azeite, muita água e chás (chá verde, branco ou preto) e muito pouca carne e aves.
Como complementos a uma alimentação melhorada, pode tomar ginseng coreano ou siberiano (Panax ginseng ou Eleuthrococcus), pois são tonificantes que ajudam a combater o desgaste físico e mental. Pode ainda tomar um multivitamínico ou complexo de vitaminas B.

Comida Caseira: Cozinhe Mais e Melhor:
Deve optar por métodos saudáveis de cozinhar os alimentos, tal como a vapor ou salteados, usando pouco sal e o mínimo de frituras e molhos gordurosos; molhos de tomate são muito bons, com azeite e ervas aromáticas. Deve por isso, comer mais em casa.
Pode comer verduras/hortícolas cruas, que são muito energizantes.

Mexa-se Regularmente para Mais Energia:
Também deve durante este período, fazer exercício físico regular, tal como caminhadas 5 a 7 vezes por semana, de 20 a 60 minutos. A regularidade aqui é de especial importância. Isto ajuda a utilizar melhor os açucares do sangue, ajuda-a num sono repousante, ajuda na circulação, o que pode melhorar as comuns dores de cabeça, e diminui o stress aliado à vida em geral.
Quanto mais exercício dermos ao nosso corpo, mais energia temos, o que é interessante. Experimente e sinta a diferença.

Dormir, Relaxar e Respirar Melhor:
Também pode estar a precisar de mais horas de sono repousante, e conseguirá isso deitando-se mais cedo, dormindo sem interrupções e num ambiente mais escuro. Deve evitar cafeína, tabaco e grandes comezainas e muito esforço físico, sobretudo ao final do dia.
Deve aprender técnicas de relaxamento e de respiração, por exemplo faça umas aulas de ioga. Vários ciclos de respiração 4-7-8 é muito energizante: inspira em 4 tempos, mantém o ar em 7, e expira fundo em 8.

RESULTADOS: Aconselho um período mínimo de 2 meses, porque estas mudanças suaves levam o seu tempo a surtir efeitos. Mas os efeitos são duradouros, porque entretanto adquirimos melhores hábitos de vida!

In Sapo Saude

publicado por SoniaGuerreiro às 11:14

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
21
22

23
24
25
28
29

30
31


subscrever feeds
Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO