25
Out 06

Na maior parte do ano, nem damos por elas. Só nos lembramos quando nos causam problemas, sobretudo, nos meses mais frios. As amígdalas são órgãos sensíveis, muito susceptíveis a infecções...

A amigdalite, ou angina, como é vulgarmente conhecida, é uma doença infecciosa das amígdalas palatinas. Estas ajudam a prevenir as infecções da garganta e das vias respiratórias, através da produção de anticorpos. No entanto, as amígdalas também são susceptíveis de adquirir infecções e é quando isto acontece que aparecem as amigdalites.

«A causa das amigdalites pode ser viral ou bacteriana»

«As bacterianas adquirem, em geral, proporções mais graves e necessitam de tratamento através de antibióticos. No caso de amigdalites provocadas por um vírus, em que a amigdalite tem um ciclo próprio, são normalmente utilizados analgésicos e antipiréticos para alívio dos sintomas.»

A amigdalite manifesta-se, sobretudo, por febre, dor de garganta, dificuldade na deglutição e mal-estar geral.

«As amígdalas adquirem um aspecto vermelho, podendo inclusive inchar. No caso de infecções bacterianas, podem apresentar placas esbranquiçadas, com uma substância purulenta», menciona o especialista.

«No Inverno, o organismo está mais exposto às agressões do meio ambiente e as condições de desenvolvimento dos vírus são mais favoráveis, logo as probabilidades de contrair este tipo de doença são também maiores».

Por isso, evitar grandes variações de temperatura e proteger a garganta do frio são truques simples, que podem evitar não só as amigdalites como outros problemas de garganta.

publicado por SoniaGuerreiro às 23:42
tags:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

19
21

22
26
27
28

30
31


subscrever feeds
Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO