14
Mar 07
Consumir fibras, mastigar bem os alimentos, beber muita água ou fazer exercício físico são máximas para a manutenção da saúde em geral e regras obrigatórias para quem tem problemas digestivos.

Mesmo assim, há certos problemas que insistem em persistir mesmo entre as aquelas pessoas que se "portam bem".

Devido à persistência das anomalias são cada vez mais aqueles que recorrem a métodos de tratamento alternativo e, entre o enorme leque de terapias existentes, e que preferem a Fitoterapia, graças à sua eficácia comprovada e efectiva.

Desde que convenientemente prescritas, as plantas e outros componentes de origem vegetal conseguem operar verdadeiros "milagres" e sem os indesejáveis efeitos secundários dos químicos.

Eis algumas das plantas que podem aliviar e curar diarreias ligeiras, digestões difíceis, obstipações, insuficiências biliares e outros problemas digestivos:

Laxativos: Carvalho Marinho e Aloés do Cabo
As fibras do Carvalho Marinho (alga bretã) associadas aos alóes têm excelentes propriedades laxativas. O Aloé do Cabo, uma espécie africana de aloé é também indicado para casos de obstipação ocasional, graças ao seu efeito estimulante.

Obstipação: Ispaghul
Ispaghul é uma fitofibra conhecida, desde tempos remotos, pelo tratamento da desinteria. É especialmente rica em fibras e é muito utilizada em dietas pelo seu efeito de "cortar a fome". Mas além de contribuir para a sensação de satisfação alimentar, ideal nos regimes dietéticos, consegue ainda regularizar o trânsito intestinal e impedir a absorção de gorduras e de açúcares no aparelho intestinal.

Digestão Difícil: Alcachofra
Também conhecida por Cardo Selvagem, a Alcachofra é uma das plantas mais reconhecidas pela sua capacidade de redução de sobrecargas hepáticas e biliares. Graças a componentes orgânicos, como a cinarina, é uma excelente arma contra digestões difíceis.

Flatulência: Carvão Vegetal e Levedura de Cerveja
O Carvão vegetal, graças ao seu elevado poder de absorção, consegue absorver eficazmente toxinas e produtos de fermentação. A Levedura de Cerveja é um ingrediente excelente para o equilíbrio da flora intestinal , sendo também ideal para o alívio das dores abdominais.

publicado por SoniaGuerreiro às 10:22
tags:

comentário:
boa informação...
isa a 14 de Março de 2007 às 15:20

Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO