08
Ago 07

Não Coma Para Acalmar a Ansiedade: porque é que é tão difícil evitar esta situação?

Aconselho a não usarem a comida para acalmar a ansiedade, ou outros estados emocionais, pois em vez de terem um problema ficam com dois (ainda mais aborrecidos): engordam e ficam cada vez mais ansiosos devido ao peso e à não resolução do problema original.

A comida deve ser utilizada principalmente para nos nutrir e nunca para nos resolver os problemas emocionais ou para nos fazer engordar inoportunamente, senão fazemos da comida uma inimiga e uma fonte de ansiedade.

Segundo o Dalai Lama existem dois tipos de problemas, aqueles que têm solução, aos quais nos devemos debruçar, e os que não têm solução, que devemos parar de tentar resolver.

É sobre os problemas que têm solução que importa analisar e investir tempo na sua resolução, planeando e agindo.

É nas coisas que estão por fazer que perdemos a sensação de estarmos em controle - e lá vem o stress e a ansiedade -, por isso para se sentir melhor tem de passar à acção.

Essa ansiedade é típica da pré-tarefa, mas uma vez envolvida na tarefa a ansiedade diminui!! “Muitas vezes o que nos é mais difícil é o de que mais precisamos. Sem caminhar não há caminho, e sem caminho não há chegada.”

Assim, quando lhe der para comer devido à ansiedade, aja, faça o que tem de fazer para resolver o seu problema e, assim sim, baixar a ansiedade:

Estude, leia, escreva, faça o telefonema, marque a consulta, marque a reunião, vá encontrar-se com a pessoa que tem evitado, envie o email que tem adiado, calce os ténis e vá fazer a caminhada que prometeu fazer todos os dias, inscreva-se no tal curso, diga à sua mãe que a adora, faça trabalho comunitário e voluntário. Por último, faça por sentir orgulho de si mesma – tal como dar o primeiro passo (e o exemplo de ser a pessoa mais capaz) e fazer as pazes!

Depois disto, aprecie a sua comidinha com gosto e com tempo, sem ser na correria dos nossos dias. Decida fazer refeições com calma, pois isso também ajuda a baixar a ansiedade e assim acaba por comer metade da quantidade com o dobro do prazer!

Texto da autoria da Nutricionista Dra. Madalena van Zeller Muñoz
www.madalenamunoz.com

In Saude Sapo

publicado por SoniaGuerreiro às 10:40
tags:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
18

19
23
25

26
27
29
30
31


subscrever feeds
Email
ainosccguerreiro@sapo.pt
mais sobre mim
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO